Anti Spam Mail Scanner Perguntas e Respostas
ANTI-SPAM MailScanner
Veja algumas perguntas e respostas relacionadas ao nosso serviço de anti-spam MailScanner.
- O spam recebido será deletado automaticamente quando eu for baixar os emails?
Nenhum email será deletado de sua caixa postal a menos que você configure para isso através do seu painel CPANEL. Todo email marcado pelo sistema como SPAM terá seu assunto (subject) marcado com uma TAG {Spam?} ou {Definitely Spam?}. Desta forma você poderá facilmente criar um filtro (através de seu painel CPANEL) para definir o que ocorrerá com este email. No entanto você poderá configurar o MailSanner para deletar estes emails automaticamente caso queira. - Todo SPAM será detectado?
Não. Nenhum sistema anti-spam existente pode detectar 100% os spans recebidos. Mas o nosso sistema é o que mais se aproxima disso. Todo o email recebido será analisado e será dado um "score" para ele, quanto mais alto maior a probabilidade do mesmo ser um SPAM. Este sistema pontua o email, classificando como "low scoring" ou "high scoring", marcando com a TAG o seu assunto, possibilitando você definir o que deseja fazer com este tipo de mensagem, receber, encaminhar ou simplesmente delatar. - Todo o email marcado como SPAM é realmente SPAM?
Não necessariamente, por isso o sistema lhe permite legitimar estas mensagens recebidas. Por padrão TODO email mesmo marcado pelo sistema como SPAM é entregue, sem bloqueios. Desta forma VOCÊ poderá definir regras automáticas para o recebimento, ou mesmo definir que o MailScanner delete estas mensagens. - Eu não preciso (ou não desejo) usar o sistema (spam/virus) ou desejo apenas usar um dos sistemas, é possível?
Sim, você define se deseja que o sistema anti-spam esteja ativo ou o anti-virus, ou nenhum dos dois. - Os vírus encontrados pelo sistema são deletados antes de eu baixar os meus emails?
Sim, se você configurar o Virus Scanning do MailScanner em seu painel CPANEL para isso. Desta forma todos os emails e anexos serão escaneados a procura de vírus. Se for encontrado o vírus é removido pelo sistema CLAMAV antes de ser entregue em sua caixa postal, sendo adicionado um pequeno texto em anexo informando sobre o vírus encontrado e lhe notificando sobre a solução. - Eu ainda precisarei de um anti-vírus instalado em meu computador ?
SIM. Existem muitas outras formas do seu computador ter um vírus, não apenas através de recebimento de emails infectados. Sempre tenha um bom anti-virus instalado e atualizado em seu equipamento. - Como saber de a mesnagem recebida é um SPAM ou se tem VÍRUS ?
Existem dois métodos para isso. Primeiro, veja o ASSUNTO do email recebido. Caso a mensagem receba um "SCORE" e for marcado como SPAM pelo sistema será adicionado um prefixo ao mesmo:
- {Disarmed} - indica que o e-mail possui tags html que são consideradas perigosas. Exemplo: iframe e formulários.
- {Virus?} - indica que o e-mail tem vírus e o anexo foi removido.
- {Spam?} - indicates that the email is likely to be spam - you should filter these emails into a separate folder in your email client.
- {Definitely Spam?} - indica que o e-mail é quase definitivamente spam porque obteve uma pontuação de detecção muito alta - você deve filtrar esses e-mails em uma pasta separada em seu cliente de e-mail.
Em segundo lugar, alguns cabeçalhos são adicionados pelo servidor de email ao email (MAIL HEADER):
- X-___________-VirusCheck: Found to be clean - indica que o email não tem virus
- X-___________-VirusCheck: Found to be infected - indica que o email contem irus mas o mesmo foi removido
- X-___________-SpamCheck: spam - indica que o email é um SPAM
- X-___________-SpamScore: ssssss - indica o "score" dado pelo sistema ao SPAM recebido. Cada "s" representa 1 ponto, então sssss indicam um score de 5. O sistema esta configurado para marcar como {Spam?} com score de 5 e {Definitely Spam?} com score de 20.
- Eu posso simplesmente deletar todos os emails marcados como SPAM?
Sugerimos fortemente que você não faça isso. Existe sim o risco de um "falso positivo", sendo possível o sistema marcar como SPAM um email que não seja um SPAM real (e neste caso você poderá "ensinar" o sistema, informando ao mesmo que não se trata de um SPAM - desta forma ele atualizará suas regras evitando que o erro volte a ocorrer). Recomendamos que você crie um FILTRO para receber estes emails marcados com {Spam?} ou {Definitely Spam?}.
Mas a melhor solução - A SOLUÇÃO QUE INDICAMOS - é a criação de uma conta de email tipo spam@seudominio.com.br - nela TODOS os emails marcados como SPAM (com baixo ou alto SCORE) serão encaminhados e armazenados, desta forma você poderá sempre que desejar verificar se existe algum falso positivo (e-mail legítimo).